Como Recuperar Sua Conta Google pelo Consumidor.gov.br
5 minuto de leitura

Não conseguiu recuperar sua conta do Google usando os métodos fornecidos pelo Google? Não se preocupe, aqui a recuperação é quase sempre garantida!
Se você tentou recuperar sua conta pelo site do Google (g.co/recover) e não conseguiu, não se preocupe. O Consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito que permite a comunicação direta entre consumidores e empresas para resolver conflitos pela internet. Isso pode ajudar no seu caso de recuperação de conta!
Importante: Os passos que vou te ensinar foram feitos no celular, justamente para um auxílio melhor, visto que a maioria dos usuários usa o celular para resolver. Mas, se você usar um computador, não se preocupe, os passos são os mesmos!
Para acessar o site Consumidor.gov.br, abra seu navegador (Ex.: Google Chrome) e digite o seguinte link na barra de pesquisa:
https://consumidor.gov.br/
Após acessar o site Consumidor.gov.br, clique em Entrar com gov.br.

Após isso, você irá fazer o login usando seu CPF e Senha. Se você não tem uma conta gov.br, não se preocupe, assista ao vídeo abaixo e crie a sua.
%[https://youtu.be/df95USfTtLA]
Assim que digitar a senha, clique em Entrar.

Após isso, aparecerá uma tela de Autorização de uso de dados, então clique em Autorizar (se você Negar, não poderá acessar a plataforma).
Ao clicar em Autorizar, você irá criar seu cadastro na plataforma. Seu CPF e Nome já estarão preenchidos, bastando que você complete os demais campos, como (Sexo, Data de Nascimento, Endereço, Telefone...).

Quando finalizar de preencher os dados, clique em Termos de Uso do Consumidor. Role até embaixo e clique em Li e Aceito, depois marque a caixa (✅ Eu concordo com os Termos de Uso do Consumidor**.**) e, em seguida, clique em Enviar.

Após isso, você será direcionado para a tela inicial.
Agora você deve clicar em + Nova Reclamação.

O passo que vou mostrar a seguir é para facilitar sua visualização. Ele pode mudar dependendo do navegador; de preferência, use o Google Chrome.

Essa visualização é igual à do computador, por isso, nas próximas imagens, utilizarei capturas da tela do computador. Mas lembre-se, nada irá mudar no processo.
Estando na mesma tela, você irá clicar em Nome da Empresa e, então, buscar por Google. Isso fará exibir abaixo o nome GOOGLE. Selecione-o.

Após selecionar o Google, você verá a seguinte pergunta: Procurou a empresa para solucionar o problema? Então, clique em Sim.
Em seguida, irá exibir uma caixa onde você informará que usou o site de recuperação do Google, mas não conseguiu.

A próxima pergunta: Como Comprou/Contratou: então selecione Internet.

Em Área, selecione: Demais Serviços.

Em Assunto, selecione: Serviços na internet.

Em Problema, selecione Dificuldade para alterar/ativar serviços da seção Vício de Qualidade.

Em Código do Assinante/Login, digite o e-mail da conta que você quer recuperar.

Em Descreva sua Reclamação, detalhe como você perdeu o acesso à sua Conta Google, as etapas que você realizou para tentar recuperá-la e qual foi o resultado. Importante: As informações fornecidas neste campo serão visíveis publicamente. Evite compartilhar dados pessoais como nome, CPF, RG, senhas, etc.

Em "Descreva seu Pedido à Empresa", informe algo do tipo: "Desejo recuperar o acesso à minha conta do Google, o que não foi possível por meio do formulário de recuperação disponibilizado pela empresa." Você pode descrever o pedido da forma que achar melhor se expressar.

O campo "Anexo" é opcional, mas é recomendável que você anexe prints que evidenciem a sua dificuldade em recuperar a conta... (veja como adicionar).

O processo foi feito em um Samsung, visto que este processo pode mudar dependendo do modelo do aparelho. Não se preocupe se não conseguir.
Depois disso, clique em Avançar.
Após Avançar, essa será a pré-visualização do preenchimento da reclamação. O usuário deve clicar em Confirmar e será direcionado para a página de reclamações.

A tela será semelhante a esta.
E, por fim, esta será a tela que aparecerá após registrar a reclamação.

Nessa tela, você poderá acompanhar a solicitação.
Veja como iniciar uma reclamação no site Consumidor.gov.br
Veja como acompanhar uma reclamação no Consumidor.gov.br
E se o Google responder? Como faço para responder?
Após criar sua solicitação para a equipe do Google recuperar a sua conta, acesse-a pelo link https://consumidor.gov.br/pages/principal/minhaarea. Neste local, clique em sua solicitação por meio do botão “Protocolo” em azul e role a tela para baixo até encontrar o botão “Interagir com o fornecedor”.

Durante o prazo, você pode falar com o Google, enviar arquivos e explicar melhor o que aconteceu. Se lembrar de senhas antigas, onde está tentando recuperar a conta ou telefones na conta, diga tudo! Isso ajuda eles a analisarem seu caso.

Lembre-se de que as mensagens também chegam no e-mail usado para criar a conta do Consumidor.gov.br!
Meu caso não foi respondido e/ou resolvido. Existe algo que eu possa fazer?
Infelizmente, não é possível registrar outra reclamação com o mesmo problema contra o Google. Isso serve para evitar várias solicitações iguais.
Porém, se algo novo acontecer, é recomendado que você abra outra solicitação para o Google. No campo "Descrição da Reclamação" faça um breve relato da solicitação anterior, citando o número do Protocolo.
Não havendo um problema novo, a reclamação pode ser cancelada por motivo de organização.
Se você tiver outro problema diferente, escolha um assunto parecido ao registrar a reclamação e explique bem o que está acontecendo.
Lembre-se: o Consumidor.gov.br ajuda a tentar resolver o problema com a empresa, mas não é como ir ao Procon ou à Justiça. Se você quiser saber seus direitos, fazer uma denúncia ou não ficou satisfeito com a resposta aqui, procure o Procon da sua cidade, a Defensoria Pública ou um advogado.